22 abril, 2013

Gaia

Descrição das imagens: três painéis envolvendo um ser humano (em cinza) e uma representação antropomórfica da natureza como uma mulher verde (Gaia).

Painel 1
(o ser humano e Gaia conversam)
Mãe Gaia, em nome de todos os seres humanos eu venho me desculpar por destruir a natureza e implorar o seu perdão.
Oh, meus amados seres humanos egoístas...
Painel 2
(Gaia abraça o ser humano maternalmente)
Pedimos desculpas por sermos egoístas. Nós nunca quisemos matar a natureza
Não foi isso o que eu quis dizer com egoismo. A natureza é adaptável. Não importa o que você faça com ela, ela vai simplesmente mudar e assumir novas formas. Ela sobreviveu a coisas piores do que você. Está, no entanto, um processo de mudança tanto que você não pode viver nele. Você não está matando a natureza, você está se matando. Isso é o que eu quis dizer com egoismo. Você acha que só porque você não pode mais viver, então, nada pode.
Painel 3
(o ser humano alarma-se)
O quê?
Você está destruindo a si mesmo ao longo de muito tempo, e isso não vai ser esquecido.

A natureza vai suportar, não importa o que façamos com ela. Nós é que estamos, em última análise, em perigo. Pois, se a vida pôde sobreviver à extinção do fim do Permiano, em que se estima que foram dizimadas cerca de 95% de todas as espécies, no momento, pode sobreviver a nós.

A hipótese Gaia
É uma hipótese controversa em ecologia que propõe que a biosfera e os componentes físicos da Terra (atmosfera, criosfera, hidrosfera e litosfera) estejam intimamente integrados, de modo a formar um complexo sistema que mantém as condições climáticas e biogeoquímicas preferivelmente em homeostase. Originalmente proposta pelo investigador britânico James E. Lovelock em 1972 como hipótese de resposta da Terra, ela foi renomeada por sugestão de seu colega, William Golding, como Hipótese de Gaia, em referência a Deusa grega suprema da Terra – Gaia. A hipótese é frequentemente descrita como sendo a Terra  um único organismo vivo. Lovelock e outros pesquisadores que apoiam a ideia atualmente consideram-a como uma teoria científica, e não apenas uma hipótese, uma vez que ela passou pelos testes de previsão. [...] Apesar da controvérsia na questão semântica de se atribuir a denominação de "ser vivo" a um conjunto interdependente de populações biológicas em seu planeta físico, as linhas gerais de sua teoria (interação dos biomas com os elementos físicos do planeta, mantendo as condições necessárias à vida), são hoje largamente aceitas. A ação da biosfera na manutenção dos ciclos de elementos essenciais como o Carbono, Nitrogênio e Oxigênio, possibilitando sua própria sobrevivência, é hoje incontroversa. WIKIPÉDIA

Nenhum comentário: