09 abril, 2013

O Pai da Contagem Regressiva

10-9-8-7-6-5-4-3-2-1 ... Decolar!
Todos nós já vimos a contagem regressiva clássica: nos  filmes sobre astronautas, nos documentários da TV sobre astronautas, nos desenhos animados sobre astronautas etc.
Curiosamente, o criador da contagem regressiva não trabalhou na NASA, tampouco em Cabo Kennedy. Na verdade, foi um diretor de cinema. E seu nome era Fritz Lang.
No final da década de 1920, Lang dirigiu um dos primeiros filmes de ficção científica. Com o título de Frau in Mond (A Mulher na Lua, de 1929), um dos destaques do filme era o lançamento de um foguete (que parecia estranhamente com aqueles que mais tarde seriam lançados do Cabo Canaveral).
Ocorreu a Lang que o suspense poderia ser ser maior caso saísse do convencional. Então, ao invés do esperado "um-dois-três" na contagem para o lançamento do foguete, Lang usou exatamente o inverso em seu filme (vídeo).



Portanto, a contagem regressiva ocorreu pela primeira vez há mais de 80 anos. Em um filme de ficção científica! E logo ciência trataria de imitar a arte na contagem inversa, tal como a conhecemos, a ponto de torná-la um procedimento operacional padrão em todos os lançamentos de foguetes.

Nenhum comentário: