30 abril, 2013

Propaganda enganosa

Fernando Gurgel Filho
Meu amigo calhorda, de oitenta anos, diz que vai processar o governo por propaganda enganosa.
- Qual propaganda?, pergunto.
- Aquela que diz pra gente regularizar o título de eleitor!, responde, bravo, quase espumando.
- Mas não há nada ali de propaganda enganosa. E, na sua idade, você nem precisa mais votar.
- Não preciso votar, nem quero tirar passaporte, mas a mocinha na propaganda diz que, se eu regularizar meu título, posso tomar posse em cargo público, fazer matrícula em faculdade...
- E é a pura verdade. Você pode ainda participar de concorrência pública, pegar empréstimo em instituição financeira pública etc.
- Verdade? Pois bem, regularizei meu título e fui lá, apresentei meu título, queria ser servidor público, não deixaram. Vieram com uma conversa mole que teria que fazer concurso, tinha que ter curso superior... Fui fazer matrícula na universidade pública. Apresentei o título de eleitor e pensa que deixaram me matricular? Nã, nã, nim, nã, não. Disseram que eu tinha que fazer vestibular e colocaram mais um monte de dificuldades. Não é propaganda enganosa, não?
Com a raiva que meu amigo estava, não dava pra explicar nada. Então, resolvi brincar.
- Não esquenta a cabeça, não. Você vai apenas perder tempo e dinheiro com advogado. Veja bem, pra que serve o título de eleitor? É um documento que pode ser substituído por qualquer outro em qualquer situação. Nem pra votar serve. Você somente vota se tiver um documento de identidade. Então, melhor não perder tempo com isso.
- Vou pensar no assunto. Tchau.
E foi embora resmungando.

A TÍTULO DE...


Nenhum comentário: