08 maio, 2013

Os sons da natureza

Uma coisa interessante sobre os sons da natureza é que as pessoas geralmente gostam deles. Mais do que gostam da música produzida por uma indústria bilionária. Pensem, para início de conversa, em como o gosto musical é subjetivo. Umas pessoas gostam de alguns gêneros, mas detestam outros, e não há nenhuma música de que todo mundo goste.
No entanto, os sons da natureza apresentam uma aceitação muito mais ampla. É difícil encontrar uma pessoa que não goste do som das ondas quebrando na praia, por exemplo.
Por que isso? Talvez porque o fato de sentir-se na natureza, rodeado por uma acústica de ambiente pura, traga uma sensação de calma que é difícil de experimentar em ambientes urbanos. Provavelmente, por haver uma predisposição do cérebro humano para reagir positivamente ao ser exposto a esses sons naturais.
Assim, a sensação de estar na natureza, a ouvir seus sons, pode aliviar o estresse, por estar profundamente registrado no cérebro, desde a pré-história, quando as comunidades humanas viviam em um ambiente com tais sons.
Mixagem
Use a ferramenta seguinte (link), uma espécie de mixer virtual, para reproduzir os sons da natureza. Para relaxar, ler, dormir, meditar  ou apenas para se divertir.


Configurando-a, você pode criar uma composição sonora exatamente a seu gosto.

Nenhum comentário: