30 julho, 2013

Conduzindo o carro pelo lado esquerdo da rua

O carro ser dirigido pelo lado esquerdo da rua parece coisa de inglês, não é? Mas, além da Grã-Bretanha, diversos outras países adotam esta norma, como o Japão, a Índia, a África do Sul e o Paquistão. Na Oceania, então, a normal é geral. Os motoristas da Indonésia, Austrália e Nova Zelândia conduzem seus carros pela esquerda.
Eu não sabia. Mas há também um país de língua portuguesa cujos veículos trafegam pela esquerda. É Moçambique.
Leiam o que escreveu um blogueiro de lá:
"Tendo crescido em Moçambique, como toda a gente ali, habituei-me a viajar em automóveis com o volante à direita e com o trânsito pela esquerda. Uns anos mais tarde, descobri que, na maior parte do resto do mundo, incluindo Portugal, os veículos eram conduzidos pelo lado direito da estrada. O que era curioso, mas nada de especial.
Em 1978, tirei a minha carta de condução nos Estados Unidos da América, onde vivia, e onde se conduzia pela direita. As ruas eram largas e bem sinalizadas, e as regras muito simples.
Nunca tive problema nenhum, até voltar a Moçambique, na segunda metade dos anos 90, e me sentar ao volante para, pela primeira vez, conduzir pela esquerda. O problema era com os meus reflexos. Quando vinha de férias ou de serviço a Portugal, por mais que uma vez, quando dava por mim estava a conduzir no lado esquerdo da estrada, para desespero dos sempre tão corteses motoristas portugueses, que logo aproveitavam para fazer comentários à minha ascendência feminina em termos pouco laudatórios.
Como passageiro, ainda hoje quando estou distraído e fora de Moçambique, é comum querer entrar num carro pelo lado do condutor.
Por que se conduz em Moçambique pelo lado esquerdo?
A resposta é fácil: porque se conduzia assim em todos os países com que Moçambique faz fronteira, cujas regras de condução derivam dos padrões estabelecidos pela Grã-Bretanha."
O depoimento (resumido) do blogueiro moçambicano veio daqui.
Referências
Condução pela esquerda vs direita, www.taringa.pt
Which side of the road do they drive on? - http://brianlucas.ca (que traz a imagem abaixo com a listas separadas dos países)
Why Some Countries Drive on the Right and Some Countries Drive on the Left, www.todayifoundout


Nenhum comentário: