13 agosto, 2013

O Dia dos Canhotos, comentado

Fiz uma coletânea dos comentários à postagem de 13/08/2012 - O Dia dos Canhotos. Foram publicadas no Luis Nassif OnLine (onde a postagem foi transcrita), exceto as últimas duas que saíram no blog EntreMentes.
Esta postagem também foi transcrita no Portal Colaborativo GGN.

Seu post foi para o LNOL e foi bem comentado. Deixo aqui o link. O Sr. Paulo é canhoto?
Valquiria Farias
Obrigadíssimo pelo aviso. Respondendo a sua pergunta:
Sou destro, mas preferia ser ambidestro (inclusive no sentido figurado).
Paulo Gurgel
Só não me peça pra usar um desses! (um abridor)
Adriano Nascimento
Não!... Este abridor é o mais fàcil de usar para os canhotos. Experimente inverter a posição da mão ao segurà-lo: em vez de usar os dedos para impulsionar o movimento, use esse músculo da palma da mão, que fica entre o pulso e o dedão... rsrsrs
Roberto Duarte
Um amigo que fez curso de guarda-livros, na Alemanha, contava que por se tratar de profissão em que era imperioso escrever, havia certo período do curso em que todos os alunos passavam meses tendo de escrever com a outra mão - os canhotos, com a direita, os destros com a esquerda. Este amigo aprendeu bem, pois escrevia tranquilamente com uma ou outra mão, além de saber escrever com caracteres góticos, ou mais outros três, bem diferentes uns dos outros.
Ah, e os canhotos do futebol? - Alguém aí vai se lembrar deles?
Antonio Francisco
Atenção, canhotos do Brasil, a Igreja do Bule Voador está promovendo uma cruzada contra nós, canhotos: reaja e diga não ao preconceito contra os canhotos, contra a canhotofobia! Segue o texto convocando para a marcha anticanhotismo:
Ver mais...
Edson Joani
Sou canhoto, negro e de esquerda!
Edu Pessoa
Para um tucano você é o diabo em pessoa .... hahahhahaha
Edson Medeiros
Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra disse:
Vai, Carlos! ser gauche na vida. (Carlos Drummond de Andrade, em "Poema de Sete Faces")
Edson Joani
Quando perguntavam para um amigo meu na faculdade: você é canhoto? Ele respondia: eu e o Einstein!
Edson Medeiros
Sou canhoto de pé, mão e idéias.
Paulo Chacon
Hoje aos 58 anos, completados no último dia 3, ainda coisas caem da minha mão. Quando me oferecem alguma coisa pra pegar não sei se pego com a direita ou a esquerda. Quando minha mãe conseguiu uma transferência para São Paulo, da Companhia Paulista, em Campinas, para a Estrada de Ferro Sorocabana, eu aos 4 anos comecei a ir para a creche da Sorocabana que ficava na estação Júlio Prestes e nas primeiras atividades de pintura, etc. levei muita reguada na mão e não deixavam escrever com a esquerda. Hoje, escrevo melhor com a direita e razoável, com a esquerda, mas a minha vingança é que tenho pelo menos um filho legitimamente canhoto. Parabéns a todos os canhotos e ambidestros.
Afonso Braga
O pior é que eu sou meio canhoto. No caderno escrevo com a esquerda, no quadro, com a direita. Detalhes com a esquerda, força só com a direita. Garfo na esquerda, colher na esquerda. Mouse na direita, lápis-borracha na esquerda, borracha em bastão na direita. Quando era mais novo, salto em distância com a perna direita, salto em altura com a esquerda. Para atirar com revólver, mão direita, para atirar com espingarda, só com o braço esquerdo. Parece que existem outros da mesma espécie, mas não conheço ninguém.
Ernesto Ge
Tem somente uma coisa que faço igual aos direitos: contar dinheiro. Eu trabalhava com um cara que contava dinheiro canhoto, por causa de um antigo acidente, numa das mãos, era mais fácil para ele. Eu so inverti o que ele fazia, pensando que todo mundo fazia assim. Muito tempo depois percebi que eu "tava errado" mas já não dava pra inverter.
Ivan Moraes
Os canhotos são os geneticamente socialistas. Eu sou assim.
Xandão
Meu filho mais velho é canhoto, mas se vira bem com a mão direita pra abrir latas e usar mouse. Quando foi tocar violão não teve jeito, teve que inverter as cordas. Aliás, falando em música e canhotos, Paul McCartney, Ringo Starr e Eric Clapton são canhotos, e Jimi Hendrix e Joey Ramone também eram.
Alan Souza
Meu pai contava que, nos idos de 1940, lá em Alagoinhas-BA, o professor Alcindo Camargo fazia os seus alunos escreverem, uma vez por semana, o Hino Nacional com a mão esquerda para prevenir futuros acidentes coma mão direita (e memorizar o hino).
Raymundo Lins
Pessoal,
Esta de escolher o dia de hoje para "Dia dos Canhotos", uma bobagem, deve ter sido de propósito, de algum canhoto gozador.
Fui obrigado a escrever com a direita, por uma professora ignorante.
Houve um lance em que Dona Marcionília me perguntou:
- Por que você faz isto, escreve com a esquerda?
Da minha candura infantil veio a resposta aguda:
- Porque nasci assim.
Hoje, só faço duas coisas com a direita: escrever no papel de caderno (no quadro-negro vou alternando, conforme o cansaço), além de comer (sem trocar os talheres para cortar), esta uma opção minha, para nãoficar esbarrando nos demais.
E tirei vantagens do meu 'defeito' em alguns esportes, tênis de mesa e sinuca, por exemplo. Não falo de futebol, pois era muito ruim...
Mais recentemente, quando o preconceito amainou, comecei a observar canhotos em ação no dia a dia: creio serem mais de 10%, devem beirar os 20%.
Canhotos do mundo inteiro, uni-vos!!!
Eduardo CPQs
E a palavra canhoto vem de cão, ou seja, quem era canhoto, na Idade Média, tinha parte com o cão, ou seja, com o diabo, segundo as idéias medievais.
JBG
Creio que a maior contribuição para os canhotos foi a invenção da asa da xícara à esquerda.
Wilsoleaks Alves
O aperto de mão de um canhoto é muito mais higiênico.
Nelson Cunha
Genial. Este comentário vai fazer parte de uma coletânea de comentários sobre o Dia dos Canhotos a ser postada por este blogueiro sujo em 13 de agosto de 2013 (hoje).
Paulo Gurgel

Nenhum comentário: