25 agosto, 2013

Placa, conquista e vendas


A placa diz:
"Se você comprar este produto com outra pessoa receberá $1.000 de presente."
Um homem pobre lê a placa e sugere a transação a um homem rico que passa por ali. O produto custa $50. O pobre propõe que cada um gaste $25 para que ambos ganhem os $1.000 prometidos. O rico concorda com a proposta desde que fique com $800. O pobre diz que não é justo. O rico responde que é melhor o pobre ter $200 do que nada. O pobre aceita.

Um europeu chega a terras indígenas para conquistá-las. Os indígenas dizem que aquelas terras são deles porque os seus antepassados ​​lutaram ferozmente por elas.
O europeu responde:
"Bem, eu vou brigar com vocês por isso aqui."

Um navio alcança uma ilha e a tripulação precisa de cigarros. O capitão desembarca para comprar todos os maços de cigarros existentes na mercearia local.
O nativo negaceia:
"Se eu vender tudo, depois não vou ter mais para vender."
O capitão voltou ao navio, contou o acontecido e todos riram. O que o capitão não sabe é que o nativo sabe que os marinheiros não desembarcam apenas para comprar cigarros, mas também para comprar refrigerantes e outros produtos. O nativo também sabe que os cigarros são o "gancho" para ele vender outras coisas e que há sistemas de comunicação entre os navios que trocam informações sobre o local em que essas coisas estão à venda.

In: Razonando como economista moderno (tradução livre de PGCS)

Nenhum comentário: