04 dezembro, 2013

PENSAMENTO. Intuitivo x Analítico

Questões
Um bastão e uma bola de beisebol custam 110 reais no total. O bastão custa 100 reais a mais do que a bola. Quanto custa a bola?
Se 5 máquinas demoram 5 minutos para fazer 5 objetos, quantos minutos 100 máquinas demorarão para fazer 100 desses mesmos objetos?
Em um lago, há um conjunto de lírios. Todos os dias, o conjunto dobra de tamanho. Se leva 48 dias para que este conjunto de lírios cubra todo o lago, quanto tempo levaria para que somente a metade do lago fosse coberto?


Vamos às respostas das questões acima?
Primeira
X é o preço unitário do bastão.
Y é o preço unitário da bola.
Se eu compro um de cada ao preço total 110 reais, eu tenho:
X + Y = 110
Eu tenho duas variáveis, sendo que uma é deduzível da outra quando eu digo "o preço do bastão é 100 reais A MAIS do que o preço da bola". Logo, tenho que X = 1 + Y. Então, eu tenho:
(Y + 1) + Y = 110
2 Y + 100 = 110
2Y = 110 – 100 = 10
Y = 5
Segunda
5 Máquinas fazem 5 objetos em 5 minutos. É uma razão numa proporção enganosa. Eu poderei ter 100 mil máquinas iguais (e terão que ser iguais, ou a pergunta será sem sentido). A única função direta é o número de objetos produzidos. Uma proporcionalidade múltipla real (o que pode ser chamada de "regra de 3 composta") seria obtida se eu perguntasse algo como "Uma galinha e meia põe um ovo e meio em um dia e meio. Quantos ovos 6 galinhas colocarão em 6 dias?"
Terceira
By the way, a resposta desta questão é 47 dias.

Religion and Reason: Analytic thinking decreases religious belief, Psychology Today
Pesquisa idiota do dia: Pensamento lógico leva ao ateísmo (ou algo assim), Ceticismo.net

Nenhum comentário: