16 fevereiro, 2014

O monstro do Lago Ness

Ou simplesmente Nessie, é um animal aquático que tem sido repetidamente visto no Lago Ness, nas Terras Altas da Escócia. A sua existência, ou não, continua a suscitar debate entre os céticos e os crédulos, e é um dos mistérios da criptozoologia.
Rumores acerca dessa estranha criatura do Lago Ness existem há pelo menos 16 séculos. O primeiro registro aparece na "Vida de São Columba", escrita pelo próprio no século VI, onde Columba descreve como salvou um picto (antigo habitante da Escócia) das garras do monstro. Em outro ponto da obra, o missionário conta que matou um javali com o poder de sua voz, o que levanta questões sobre a credibilidade dos seus relatos, embora o javali possa ter morrido por outra causa enquanto ele gritava. Ou, talvez, porque Columba empregou alguma metáfora que fazia sentido somente em sua época como escrever a palavra "voz" para se referir a um exército de pessoas.
O monstro de Lago Ness é descrito como uma espécie de serpente ou réptil marinho, semelhante ao plesiossauro, um sauropterígeo pré-histórico. No entanto, pesquisas mais recentes mostram que o monstro não é fruto da imaginação, como declarou às pressas o governo da Escócia em 2003. Aliás, Nessie pertence a uma espécie atual, da ordem dos mamíferos, e que nem sequer é exclusiva da Escócia.

Nenhum comentário: