01 fevereiro, 2014

O valor do ouro

A atitude da humanidade com relação ao ouro é bizarra. Quimicamente, o ouro é desinteressante - ele quase não reage com qualquer outro elemento. No entanto, de todos os 118 elementos da tabela periódica, o ouro é o que os seres humanos costumam usar como moeda. Por que não o ósmio, o cromo, o hélio ou, talvez, o seaborgium?
Da entrevista de Andrea Sella, professor de Química da Universidade de Londres, concedida a Justin Rowlatt, do BBC World Service, extraio (o termo é apropriado) o seguinte trecho em favor do ouro:
Estado físico
O ouro é sólido à temperatura ambiente. Este critério prontamente exclui os gases nobres e os halogênios. Um gás (que precisa ser transportado em frascos) nunca será ideal como moeda.
Resistência / Durabilidade
Muitos elementos são resistentes e duráveis, porém são difíceis de fundir como o titânio e o zircônio. O ponto de fusão relativamente baixo do ouro, que é resistente e durável, permite transformá-lo facilmente em moedas, lingotes e joias.
Estabilidade
Não ser corroído pela água nem oxidado pelo ar. Tomem-se os exemplos do ferro, do chumbo e do cobre que apresentam esses problemas. E da prata, o seu concorrente mais próximo, que se mancha. Ninguém prestigia uma moeda que se rebaixa por si própria. Se você fabricar um Jaguar de ouro pode estar confiante de que, mil anos depois, ele terá chance de ser encontrado na vitrine de um museu, ainda em bom estado.
Inércia química
Os metais alcalinos e terrosos são muito reativos. Uma moeda explosiva não é uma boa ideia.
Raridade
Há elementos que são mais raros do que o ouro. Só se se cunhassem minúsculas moedas com eles, fáceis de serem perdidas. Outros são difíceis de serem extraídos, fundidos etc. Outros só existem momentaneamente, fazendo parte de um experimento de laboratório (como o seaborgium, por exemplo). Se você recolhesse o ouro de todos as joias, de todas as coroas, de todas as estatuetas pré-colombianas e os vestígios de ouro de cada chip de computador, com o objetivo de derretê-lo, estima-se que você ficaria com apenas 20 metros cúbicos de ouro, por aí.
Biossegurança
Ser venenoso (como acontece com o arsênico e o mercúrio) não é uma boa qualidade para o meio circulante. Ser radioativo, idem. Você não vai querer um dinheiro que dá câncer. And last but not the least,
O ouro é dourado!
"Este é outro segredo do sucesso do ouro como moeda", diz Sella. "O ouro é incrivelmente bonito."


O problema com o ouro
Sua oferta não tem qualquer relação com as necessidades da economia. A oferta de ouro (como de qualquer outro elemento químico) depende do que pode ser extraído. E a demanda por ele pode também variar muito, o que, com uma fonte fixa, pode levar a oscilações igualmente selvagens em seu preço. Esse não é o comportamento de um armazenamento estável de valor.
Assim, parafraseando Churchill, entre todos os elementos que existem, o ouro é a pior moeda possível. Além de todos os outros.

Nenhum comentário: