15 fevereiro, 2014

Um passatempo criado por Lewis Carroll

No dia de Natal de 1877, atendendo a duas jovens que se queixavam de "nada para fazer", Lewis Carroll inventou uma nova "forma de tortura verbal". Diante de duas palavras com o mesmo tamanho, o solucionador do passatempo deveria converter uma palavra na outra, mudando uma letra de cada vez, com cada passo produzindo obrigatoriamente uma palavra válida (em inglês).
Por exemplo, converter HEAD (CABEÇA) em TAIL (CAUDA), em cinco passos:
HEAD ► HEAL ► TEAL ► TELL ► TALL ► TAIL
Carroll chamou de Doublets o novo passatempo e publicou suas regras na revista Vanity Fair, que a saudou como um jogo "totalmente novo e além disso tão interessante.como os acrósticos".
Em alguns quebra-cabeças o número de passos era especificado. Como, por exemplo: HATE-LOVE (ÓDIO-AMOR) em três; LASS-MALE (MOÇA-MASCULINO) em quatro; LIVE-DEAD (VIVO-MORTO) em cinco, com LEND no meio.
Mas, mesmo sem tal restrição, algumas transformações requeriam um número surpreendente de passos. Carroll descobriu que eram necessários 10 passos para BLUE (AZUL) ficar PINK (ROSA), e, em 1968, Dmitri Borgmann, um especialista nesse jogo, declarou-se incapaz de converter ABOVE (ACIMA) em BELOW (ABAIXO).
Num estudo de computador de 5757 palavras inglesas com cinco letras, Donald Knuth descobriu que a maior parte delas poderia ser relacionada uma a outra, exceto 671. Uma destas, apropriadamente, foi a palavra ALOOF (DISTÂNCIA).
Em 1917, Sam Loyd e Thomas Edison fizeram esta curta, The Puzzling Billboard, que brinca com idéias semelhantes.



Word Ladders, Futility Closet

Nenhum comentário: