01 março, 2014

Da passagem de Santos Dumont por Foz de Iguaçu

A história do Parque Nacional do Iguaçu começa no ano de 1916, com a passagem por Foz do Iguaçu de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação.
A área pertencia ao uruguaio Jesus Val. Santos Dumont intercedeu junto ao Presidente do Estado do Paraná, Affonso Alves de Camargo, para que fosse desapropriada e tornada patrimônio público. No dia 28 de julho, através do decreto nº 63, foi declarada de utilidade pública com 1.008 hectares e, em 1939, por decreto do Presidente Getúlio Vargas, a área passou a ter 156.235 hectares.
Em 1994, os decretos nº 6506 de 17 de maio e de nº 6587 de 14 de junho consolidaram e ampliaram a área do Parque Nacional, dando-lhes os limites propostos pelo chefe da seção de Parques Nacionais. Hoje, a sua área abrange 185.000 hectares. WIKIPÉDIA
Tombado pela UNESCO, o Parque Nacional do Iguaçu  é considerado um Patrimônio Mundial Natural da Humanidade. E as quedas d'água do rio Iguaçu, suas famosas cataratas que se localizam na divisa Brasil-Argentina, foram escolhidas em concurso internacional como uma das 7 Maravilhas da Natureza.
Em homenagem a Santos Dumont os iguaçuenses erigiram uma estátua no Parque, a qual foi por mim dias atrás fotografada – com Elba, minha esposa, incluída no cenário. (PGCS)

N. B.
Esta nota é complementar à postagem BRASÍLIA E FOZ DO IGUAÇU de Linha do Tempo.

Nenhum comentário: