03 março, 2014

O Beijo dos Oceanos

Estamos chegando ao 100º. aniversário da abertura do Canal do Panamá, o "Beijo dos Oceanos", que criou uma comunicação artificial entre os dois maiores oceanos do mundo. O envolvimento dos Estados Unidos nesse projeto ainda é hoje motivo de controvérsias, e a contínua ocupação ianque da Zona do Canal (até 1999) foi certamente um ponto sensível nas amizades e relações pan-americanas. Ocorrendo na esteira de inúmeras atividades de construção do império dos Estados Unidos na aquisição / anexação do Havaí, Porto Rico, Guam e as Filipinas e, por algum tempo, Cuba, a construção e posterior posse do Canal do Panamá selava os EUA como um super poder global. Apesar das conotações imperialistas do envolvimento dos EUA no Canal do Panamá, a criação do Canal também representou um pouco do que havia de melhor na América - criatividade, perseverança e otimismo diante da adversidade.
A ideia do Canal do Panamá era muito antiga - foi lançada em 1534, pelo rei Carlos V de Espanha, apenas algumas décadas após a descoberta europeia do Novo Mundo. Na década de 1860, após o sucesso com o Canal de Suez, entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho, que ligava a Europa à Ásia por uma rota marítima mais curta, a França tentou a construção de um canal através do istmo do Panamá,  Após 8 anos de retrocessos, incluindo terremotos, febre amarela, malária e inundações, os franceses desistiram do Canal do Panamá, e os planos para a construção deste canal ficaram paralisados por mais de 15 anos. Adiante, os norte-americanos retomaram a ideia da construção do Canal do Panamá, mobilizando algumas de suas melhores mentes tecnológicas e de engenharia. Havia muitos obstáculos geológicos, políticos, climáticos, de saúde pública e técnicos, e a luta para completar o canal levou mais de 10 anos.
I took Panama
Assisti a essa peça de teatro em Bogotá, Colômbia, no ano de 1975. Tinha como enredo a intervenção militar de Roosevelt em apoio aos rebeldes panamenhos em sua revolta contra os senhores colombianos. Por haver ajudado o Panamá a tornar-se independente da Colômbia, os EUA receberam concessões financeiras e jurídicas importantes em suas negociações para a construção, a manutenção e a exploração comercial do Canal.
retronaut
O Brasil sem o Acre em 1915, no mapa "The Kiss of the Oceans"
O Acre já pertenceu à Bolívia. Em 1877, começaram a chegar na região grandes levas de colonizadores, quase todos nordestinos, em busca da borracha encontrada na Floresta Amazônica. No final do século, já havia na região 50 mil brasileiros. Em 1899, os bolivianos tentaram assegurar o controle da área, mas os brasileiros, sob a liderança do gaúcho Plácido de Castro, entraram em confronto com as tropas bolivianas e proclamaram o Estado Independente do Acre. O governo brasileiro, então, ocupou militarmente a região e, em seguida, entrou em conversações diplomáticas com a Bolívia. Em 17 de novembro de 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, o Brasil obteve a posse definitiva da região. PGCS

Nenhum comentário: