31 março, 2014

Orangotangos fumantes da Indonésia


Funcionários do zoológico Taru Jurug, na Indonésia, tiveram que tirar do alcance dos visitantes uma orangotango que desenvolveu um sério hábito de fumar.
A orangotango Tori aprendeu a fumar, há 10 anos, imitando os visitantes do zoológico e aproveitando as pontas de cigarros acesos que eles jogavam em sua jaula.
"É muito comum nos zoológicos da Indonésia (onde quase 70% dos homens com a idade acima dos 20 anos são fumantes) que as pessoas joguem cigarros ou alimentos para os animais, embora haja claros avisos de que não devam fazer isso", diz Hardi Baktiantoro, do Centro de Proteção ao Orangotango, em Bornéu. "Isso acontece o tempo todo. As pessoas jogam pontas de cigarros para vê-los fumar, começam a rir e a tirar fotos."
Tori leva dois dedos à boca para indicar que quer uma bagana. E fica com raiva e joga objetos a esmo, se não é prontamente atendida.
Ela é a orangotango da Indonésia mais famosa por ser fumante, mas não é a única. Os pais dela também eram tabagistas e há outros orangotangos na Indonésia viciados em cigarros. O fato de serem criaturas com 97% de semelhança genética com os seres humanos ajuda a explicar por que, muitas vezes, eles - para o seu detrimento - passem a imitar e assumir comportamentos semelhantes aos nossos.

Nenhum comentário: