01 abril, 2014

A Conspiração Bielefeld

Os internautas alemães iniciaram a Conspiração Bielefeld (Bielefeld Die Verschwörung), em 1994, como uma sátira às teorias da conspiração. A ideia é que a cidade alemã de Bielefeld realmente não existe, como se dá com outras cidades do país. Mas, sim, que se trata de uma ilusão criada por uma agência secreta do governo para encobrir algo nefasto.


A história original foi concebida na Universidade de Kiel pelo estudante Achim Held e um amigo. O raciocínio normalmente é o seguinte:
Você conhece alguém de Bielefeld?
Você já foi a Bielefeld?
Você conhece alguém que já foi para a Bielefeld?
A maioria das pessoas inquiridas responde "não" a essas questões. Mas, se alguém responde "sim" a qualquer uma das perguntas, é imediatamente suspeito de fazer parte da conspiração. A verdade é que Bielefeld é uma cidade perfeitamente normal, na qual vivem 320 mil pessoas. Essa conspiração ficou tão incômoda que as autoridades da cidade, em 1999, enviaram uma refutação à imprensa nacional, insistindo que Bielefeld era real. Infelizmente, a nota de esclarecimento foi publicada em primeiro de abril, levando muitos a desacreditar nela.
Em 2010, um grupo de estudantes fez um filme baseado sobre a conspiração . E, quando a teoria da conspiração é compartilhada com os fóruns que não estão familiarizados com o assunto, as reações variam de "Ha ha ha" para "Uma piada? Isso é o que ELES QUEREM que você pense ..."

Nenhum comentário: