18 abril, 2014

Como algo deixou de ser Grave

Grave, uma palavra francesa, é o nome original da unidade básica de massa no sistema métrico de medidas, o Système international d'unités ou SI
Em 1793, uma comissão - que incluía o notável cientista e aristocrata Antoine Lavoisier - definiu a unidade básica de massa como sendo o peso de um decímetro cúbico de água à temperatura de fusão do gelo. Na verdade, um litro de gelo derretido.
O nome Grave vem de Gravitas, peso em Latim. Mas isso não acaba aí. Grave soou bastante parecido com o título alemão Graf, que é equivalente a Conde.
Com a Revolução Francesa e o ideal de igualdade para todos não era admissível a existência de uma "unidade de nobreza". Foi então que Lavoisier perdeu a cabeça. Literalmente (imagem ao lado). Não porque ajudou a criar um dos melhores sistemas de medidas de todos os tempos, mas porque era nobre e cobrava impostos.
Então, as coisas estavam bem graves. De qualquer forma, o novo governo republicano considerou o Grave demasiado grande para o que eles queriam medir. E determinaram a criação do grama, valendo um milésimo do Grave.
Mas, ao perceberem que o grama era pequeno demais, retornaram para o Grave. Mas, como não podiam chamá-lo assim, inventaram o quilograma, isto é, mil gramas. É por causa disso que, dentre todas as unidades básicas do SI, o quilograma é o único a possuir um prefixo em seu nome.
Em 1979, o quilograma foi redefinido como a massa de 1 litro de água a 4 graus Celsius, que é quando ela se encontra mais densa. Mas a água não é a coisa mais adequada para se ter como padrão de medidas.
Foi aí que um cilindro de pura platina foi criado com a mesma massa do "padrão água". Ele foi batizado de "O Quilograma dos Arquivos". Vale frisar que, a partir deste ponto, o quilograma não estava mais atrelado à massa de um certo volume de água.
Noventa anos depois, em 1889, o quilograma foi atualizado para um cilindro de platina e irídio. Este é bem mais resistente do que o cilindro original, mas, por outro lado, é quase a mesma coisa.
Desde então, esta tem sido a definição de quilograma. É oficialmente chamada de "Protótipo Internacional do Quilograma", Le Grand K ou o Grande K.
(continua em 25/04/2014)

Nenhum comentário: