07 maio, 2014

Sequências alfanuméricas

Algumas curiosidades sobre a eliminação de letras e números em sequências alfanuméricas
O termo alfanumérico refere-se à combinação das letras do alfabeto latino com os números arábicos de 0 a 9. Mas, para evitar confundir alguns deles, uns com os outros, nem todas as letras e números são sempre bem-vindos nas sequências alfanuméricas.
Por exemplo:
Nas placas de carro geralmente não são usadas as letras I, O e Q, que são muito semelhantes aos números 1 e 0. Nem a letra Ñ (na Espanha) por sua semelhança com o N.
A Alemanha usa todas as letras e números em suas placas, porém com fontes em que cada letra fica completamente diferente das outras.
Nos aviões não existe a poltrona I, que pode ser confundida com o 1. Algumas companhias aéreas como a Lufthansa omitem o número 13, por um motivo totalmente diferente: triscaidecafobia.
O chamada Alfabeto DEC - da companhia  Digital Equipment Corp - além de dispensar as letras I, O, Q renuncia ao uso das letras S e Z por serem visualmente semelhantes aos números 2 e 5.
Muito antes da DEC as aeronaves militares do Reino Unido em sua numeração omitia algumas letras que podiam ser confundidas com outras letras ou números: C (por sua semelhança com G), I, O e Q  (idem, com 1 e 0), U (idem, com V) e Y (idem, com X).
Além disso, segundo a Wikipedia , "em códigos alfanuméricos frequentemente transcritos pela mão, além de I e O deve-se evitar a utilização de V e Z por serem muito semelhantes a U e 2, respectivamente".

Publicado por Nacho, Microsiervos

Nenhum comentário: