09 junho, 2014

O onívoro Darwin

Darwin uma vez comeu uma coruja



Charles Darwin era um homem curioso. Claro que ele era mais curioso sobre a natureza e sobre todas as coisas relacionadas com as ciências naturais, e também tinha suas fraquezas. Então, quando ele via animais estranhos, muitas vezes ele se perguntava que gostos teriam.
A diferença entre Darwin e o resto de nós é que ele realmente os comia!
Enquanto estava na Universidade de Cambridge, ele se juntou ao "Club Gourmet", que se reunia uma vez por semana para comer os animais não encontrados frequentemente em menus, como o falcão e o bittern (um tipo de ave pernalta da família da garça-real). Sua inclinação pela comida estranha levou-o inclusive a comer uma velha coruja marrom que ele achou "indescritível".
Mas esse episódio não acabou com as estranhas tendências gastronômicas de Darwin. Durante a viagem do Beagle, ele comeu tatus e cutias ("os roedores são a melhor carne que já provei", disse ele).
Na Patagônia, na América do Sul, Darwin comeu um puma (tinha gosto de vitela) e uma ave parecida com o avestruz, chamada Rhea. Na verdade, Darwin tinha outros interesses por esta ave sul-americana, além de propriamente comê-la. Ele enviou partes não consumidas da ave para a Sociedade Zoológica de Londres, que, em reconhecimento à cortesia do naturalista, a chamou de Rhea darwinii.
Em Galápagos, Darwin comeu iguanas e tartarugas gigantes. E ele gostou tanto que carregou 48 deles a bordo do Beagle, para serem comidos na viagem de volta!

Fontes: Darwin's Dinners, no Quite Interesting | The Life and Letters of Charles Darwin, por Charles Darwin | 10 Fun Facts About Charles Darwin, no Neatorama

Arquivos: Todo o reino animal como cardápio | Pica | Entomofagia

Nenhum comentário: