11 julho, 2014

VI Cúpula do BRICS em Fortaleza

Depois de ter sido uma das cidades-sede da Copa Mundial de Futebol de 2014, Fortaleza se prepara para sediar a VI Cúpula do BRICS, bloco econômico composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O encontro acontecerá neste mês de julho, nos dias 14 e 15, no Centro de Eventos do Ceará, com a presença dos chefes de Estado, ministros, diplomatas e delegações dos países-membros. Além de 750 pessoas que integram as comitivas oficiais, são esperados para a VI Cúpula cerca de mil empresários e 1.200 jornalistas de todas as partes do mundo.
Na oportunidade, deverão ser anunciadas as criações de um banco de investimento, com o capital inicial de US$ 50 bilhões, e de um arranjo contingente de reservas, uma espécie de fundo ao qual os países do bloco podem recorrer em caso de dificuldades econômicas.
O BRICS, que nasceu com a demanda de uma reforma na governança global, considera essas medidas como uma maneira de mostrar claramente que, se as instituições atuais não se adaptam às novas fontes de poder, os países emergentes se encarregam de criar suas próprias instituições.

Nenhum comentário: