21 setembro, 2014

A internet explicada em mapas

A internet permeia cada vez mais nossas vidas, fornecendo informações para nós, não importa onde estejamos. É preciso um complexo sistema de cabos, servidores, torres e outras infra-estruturas, desenvolvidos ao longo de décadas, para que possamos ficar em contato com nossos amigos, familiares e outras pessoas.
No site Vox, encontram-se 40 mapas (show de bola) que irão ajudá-lo a entender melhor a internet – de onde veio, como funciona e como a internet é usada por pessoas ao redor do mundo.
Como a internet foi criada
ARPANET, a precursora da internet moderna, era um projeto de pesquisa acadêmico, financiado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada, um ramo das Forças Armadas conhecido por financiar projetos de investigação ambiciosos, sem aplicações comerciais ou militares imediatas. Inicialmente, essa network apenas ligava a Universidade de Utah a três centros de pesquisa na Califórnia. A ARPANET foi o teste de uma nova tecnologia, então chamada de comutação de pacotes, que divide os dados em pequenos "pacotes" para que possam ser transmitidas de forma eficiente através da rede. Também tinha um objetivo mais prático: o de permitir o uso mais eficiente dos dispendiosos recursos da computação.


Nenhum comentário: