17 novembro, 2014

Uma pesquisa na Internet sobre viajantes do tempo

A viagem no tempo tem despertado a imaginação das pessoas em grande parte do século passado, mas pouco tem sido feito para realmente procurar os viajantes do tempo.
Embora menos conhecidos do que aqueles da ficção popular, alguns experimentos para descobrir viajantes do tempo já foram realizados. Em maio de 2005, um estudante de pós-graduação do MIT, A. Dorai, divulgou e realizou uma convenção para viajantes do tempo. Ninguém alegando vir do futuro apresentou-se. Em julho de 2012, S. Hawking fez também uma experiência semelhante: a organização de uma festa para viajantes do tempo, tendo anunciado o evento a posteriori. Ninguém afirmando ser um viajante do tempo compareceu.
Neste trabalho (arXiv: 1312.7128), Robert J. Nemiroff e Teresa Wilson relataram uma série de pesquisas sobre assinaturas digitais que viajantes do tempo pudessem ter deixado na Internet. Especificamente, buscas de conteúdo presciente (conteúdo não conhecido no momento em que a busca estava sendo feita). Levando-se em conta as preocupações práticas de verificabilidade, apenas os viajantes do tempo oriundos do futuro foram investigados. Nenhum destes foi descoberto. Embora estes resultados negativos não refutem a ideia da viagem no tempo, dado o grande alcance da Internet, esta pesquisa é, talvez, a mais abrangente até hoje.

Nenhum comentário: