19 abril, 2015

David Morris, assobiador profissional

Assobiar é mais do que uma tarefa casual para o britânico David Morris (foto) – ele é assobiador profissional.
Após vencer o Campeonato Mundial de Assobio, nos Estados Unidos, em 2003, ele abraçou de vez a paixão que hoje se transformou em carreira.
O que começou como hobby nas festas em casas de amigos se tornou a razão pela qual ele deixou um emprego de vendedor.
Desde então, David Morris já gravou CDs acompanhado de bandas de metais – mais recentemente, com a Ashton-Under-Lyne Brass Band – e viaja para fazer shows e gravar comerciais e trilhas sonoras.
Uma de suas mais gratificantes experiências foi gravar nos famosos estúdios em Abbey Road, em Londres, eternizados pelos Beatles.
BBC Brasil - c/ vídeo

+ vídeos: CDZA (com trechos de 26 músicas compiladas e assoviadas pelos rapazes do Collective Cadenza) | A La Gomera me voy


Assobiar ou assoviar
As duas palavras estão corretas e existem na língua portuguesa. Sempre que quisermos referir o ato de emitir um assobio ou assovio com a boca ou com um apito, ou seja, um som agudo, podemos utilizar os verbos assobiar ou assoviar. A palavra assobiar é tida como a mais correta e socialmente aceite, sendo a mais utilizada. A palavra assoviar, embora com menor uso, aparece em dicionários como sendo o mesmo que assobiar.
Os verbos assobiar ou assoviar são formados a partir de derivação prefixal, ou seja, é acrescentado um prefixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o prefixo a- mais a palavra em latim sibilare.
Estes dois verbos se referem também ao ato de vaiar, apupar, reprovar alguma coisa com assobios ou assovios. Significa ainda o som que alguns animais emitem, semelhantes a assobios ou assovios.

Nenhum comentário: