01 abril, 2015

Ouro de tolo

O professor se lembra de 1º. de abril com um olhar fascinante e nostálgico para uma substância associada aos tolos - a pirita de ferro.
Quando era criança, ele passava as férias em Elba com a família, quando o pai comprou a pirita de... "um homem que parecia um pirata".(*)



"Logo será primeiro de abril, e eu penso que seria bem interessante falar sobre um composto que tem a palavra tolo no nome. Trata-se do dissulfeto de ferro. Também chamada de pirita - o ouro de tolo. Porque muitas pessoas o confundem com ouro. Pode ver, eu tenho uma amostra aqui. Isto é interessante... Eu fiquei entusiasmado, porque achei que era um grande pedaço de ouro. Mas é só ouro de tolo. Dissulfeto de ferro. Com a luz certa, seus cristais realmente brilham... quase como ouro. É bem parecido com o ouro verdadeiro. Mas, infelizmente, só com uma fração do valor. Esta amostra, porém, tem um grande valor sentimental para mim, porque foi comprada por meu pai."

(*) Eu acho que o pai do professor disse: "comprei de um homem uma pedra que parecia pirita" e não "comprei a pedra de um homem que parecia um pirata".

Nenhum comentário: