01 julho, 2015

Ovos brancos x ovos vermelhos

Que faz a diferença?
A resposta é tão simples que você vai ficar surpreso. Galinhas de penas brancas com lóbulos das orelhas brancos põem ovos brancos e galinhas de penas vermelhas com lóbulos das orelhas vermelhos põem ovos vermelhos. Isto, porém, não se aplica a todas as raças. Existem galinhas que põem ovos salpicados e até mesmo ovos azuis.


Os ovos diferem do ponto de vista nutricional?
Não. A diferença é apenas na aparência (cor) das cascas.
Por que ovos vermelhos são mais caros?
O que faz os ovos vermelhos mais caros é o tamanho (das galinhas). As galinhas que põem ovos vermelhos são maiores do que aquelas que põem ovos brancos e, por isso, sua alimentação custa mais. Como resultado, os ovos vermelhos são mais caros.
Existe diferença nas gemas?
O tipo de ração é que faz variar a cor da gema. Quanto mais milho as galinhas comem, mais amarelas são as gemas de seus ovos. Portanto, não é necessariamente a cor da casca que prevê a cor da gema.


O homem, desde o período neolítico, sabe que os animais e as plantas podem ser modificados para expressar as qualidades que lhe são convenientes. Este conhecimento e prática ao longo dos séculos e milênios tornaram algumas espécies, através da domesticação e da seleção artificial, verdadeiras fábricas ao serviço do homem. Com o nome científico de Gallus gallus domesticus, a cópia produtiva de galinha tornou-se capaz de oferecer mais de 300 ovos por ano, enquanto o seu concorrente natural, o ganso selvagem, põe apenas meia dúzia de ovos por período de desova.

Quem veio primeiro?, O aumento do ovo, Consumo de ovos e salmonelose, TESTAMENTO. Na casca de um ovo e O ovo de Colombo

Nenhum comentário: