17 agosto, 2015

A imprensa e o microscópio

Steven Johnson salienta que, assim como a evolução das abelhas deu às flores suas cores e a evolução do pólen alterou o projeto das asas do beija-flor, a coisa mais notável sobre as inovações é a maneira como estas precipitam mudanças inesperadas que reverberam muito além do campo ou da disciplina que está no epicentro da inovação em particular.
Apontando para a imprensa de Gutenberg - já em si um exemplo de natureza combinatória de avanços criativos - Johnson escreve:
"A invenção da imprensa por Johannes Gutenberg criou um aumento na demanda por óculos, devido á nova prática da leitura por europeus em todo o continente, os quais passaram a perceber que estavam precisando deles. E a demanda do mercado por óculos, por sua vez, incentivou um número crescente de pessoas a produzir e experimentar as lentes, o que levou à invenção do microscópio, que, logo em seguida, nos permitiu perceber que nossos corpos eram feitos de células microscópicas. Você não pensaria que a tecnologia da impressão teria algo a ver com a expansão da nossa visão até a escala celular, assim como você também não pensaria que a evolução do pólen iria alterar o design da asa de um beija-flor. Mas é por esse caminho que a mudança acontece."

"How We Got to Now", Steven Johnson. InThe Hummingbird Effect, por Maria Popova

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