22 agosto, 2015

Animais oráculos

Os aficionados pelo futebol encontraram um oráculo improvável durante o campeonato europeu de 2008: um polvo chamado Paul. Antes de cada partida, seus tratadores no Centro de Vida Marinha, em Oberhausen, Alemanha, colocavam duas caixas de comida em seu tanque, sendo uma com a bandeira da Alemanha e outra com a bandeira do país do time adversário. Surpreendentemente, Paul escolheu corretamente o vencedor em quatro dos seis jogos da Alemanha.
Quando alguns observadores expressaram ceticismo, Paul passou a escolher os vencedores de todos os sete jogos da Copa do Mundo na Alemanha, em 2010, bem como o da final entre Espanha e Holanda, obtendo uma taxa global de sucesso de 85 por cento. [1] [2]
Concorrentes surgiram ao redor do mundo, entre os quais um periquito na Cingapura, um papagaio alemão e um crocodilo de água salgada chamado Dirty Harry, que previu o resultado das eleições gerais da Austrália arrebatando uma carcaça de frango que oscilava sob uma caricatura da primeira-ministra Julia Gillard.


Talvez devêssemos parar enquanto estamos na frente.

Animal Spirits, Futility Closet

Nenhum comentário: