26 outubro, 2015

A cadeira de escritório

Sua invenção
O inglês Charles Darwin certamente estava à frente de seu tempo, em vários sentidos. Nascido na cidade de Shrewsbury, em 1809, esse cientista revolucionou nossa visão de mundo com sua teoria da seleção natural, se tornando figura polêmica não só até 1882, ano de sua morte, como ainda o é atualmente.
Por conta da contradição com alguns dogmas religiosos, a evolução ainda não é aceita por todos, Mas inúmeras evidências e uma ampla disseminação no meio científico trazem a teoria da seleção natural e Darwin ao topo do pódio da ciência.
O famoso, embora pouco lido e compreendido, luminar da ciência do século 19 é bastante conhecido por suas viagens, seus estudos de campo, suas deduções, mas o que quase nunca nos damos conta é de que Darwin tinha que sentar em momentos de sua vida para analisar suas anotações.
Junte a isso o fato de Darwin ter sido um gênio, e aí temos a cadeira ergonômica de escritório. Claro, não como a conhecemos hoje (e na qual você provavelmente está sentado enquanto navega na internet), mas o conceito é basicamente o mesmo.
Como passava muito tempo estudando, Darwin resolveu instalar rodas nos pés de sua cadeira (►) para poder trabalhar mais rápido. Era basicamente uma poltrona sobre rodas, mas também era o princípio da atual cadeira de escritório, a qual, aliás, entrou nos escritórios do mundo todo. Muito antes de as ideias de Darwin se tornaram amplamente aceitas.
Adotadas devido à praticidade, elas não saíram mais de cena até hoje – assim como, espera-se, aconteça com as ideias de Darwin.

Nenhum comentário: