28 novembro, 2015

O mundo do descobrimento dos exoplanetas

1
Vinte anos atrás, neste mês, os astrônomos confirmaram a descoberta do 51 Pegasi b, o primeiro planeta que orbita uma estrela semelhante ao Sol. Sofrendo um calor infernal, pelo fato de orbitar muito próximo da estrela-mãe, Belerofonte (nome informal do planeta) teve o mérito de abrir os olhos dos astrônomos para uma gama surpreendente de mundos alienígenas que existem por toda a Galáxia.
A contagem dos planetas extrassolares conhecidos está agora em 1.978, com cerca de 4.700 candidatos à espera da confirmação.
Em 29 de novembro, os pesquisadores de exoplanetas se reunirão no Havaí para rever estes sistemas solares extremos – e traçar um caminho para as próximas duas décadas.
2
No site TOPTENZ o internauta encontra uma relação de 10 planetas que poderiam sustentar a vida. Estes exoplanetas, que são planetas fora do nosso sistema solar, podem ser considerados oásis no Universo (para o caso de sermos forçados a deixar a Terra para sempre). Obviamente, não há nenhuma maneira de como poderíamos atualmente viajar para esses planetas, porque eles estão a anos-luz de distância e, com a tecnologia hoje disponível, para viajar apenas um ano-luz levaríamos cerca de 80.000 anos. Num futuro distante, quem sabe...

A caça aos exoplanetas, A tirania da equação do foguete e As características de um planeta gêmeo da Terra

Nenhum comentário: