09 novembro, 2015

O objeto mais pintado do mundo

A Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh, USA, tem um muro baixo de concreto (The Fence) no meio do campus.
Nos últimos 70 anos, os alunos o têm utilizado como um outdoor não oficial da instituição. Devido à sua localização altamente visível no campus é um lugar ideal para pintar mensagens satíricas, anúncios de eventos, realização de feitos etc.
Ao longo dos anos, a camada de tinta cresceu tanto que o peso se tornou excessivo para a cerca (que era de madeira, originalmente). Por não suportá-lo, ela entrou em colapso em 1993. Naquele ano, a cerca tinha sido considerada "o objeto mais pintado do mundo" pelo Guinness Book of World Records.
Depois disso, ela foi substituída por um muro de concreto que os alunos continuam a pintá-lo em um esforço para quebrar o recorde da cerca original.


Qualquer estudante da Universidade pode pintar o muro, desde que o pinte em toda a extensão, entre a meia-noite e o nascer do sol, e usando apenas um pincel. Rolos e tintas em spray são proibidos.
Aqueles que querem garantir a durabilidade da mensagem pintada devem colocar pelo menos duas pessoas para "guardar a cerca". Grupos de estudantes, muitas vezes, acampam durante a noite, desfrutando de um churrasco, para que possam manter o controle de The Fence por longos períodos de tempo. O novo muro já acumula tinta com quatro centímetros de espessura.

Um provérbio ambíguo
Good fences, good neighbors. Existem versões deste provérbio em muitas línguas e culturas diferentes. Consequentemente, ninguém pode reclamar por ter criado isso. O uso mais notável da citação em inglês pertence a Robert Frost, que usou a linha em seu poema Mending Wall.
Esse provérbio aparenta ter uma natureza contraditória. Como vizinhos podem se unir, se eles são divididos por cercas? Mas Wolfgang Mider, que escreveu um artigo a respeito do tema, defende que o provérbio reúne sentimentos não tão totalmente contraditórios.

Poderá também gostar de ver
A estátua das três mentiras | Uma estátua de ponta-cabeça | O silêncio mineral de Sam

Nenhum comentário: