22 janeiro, 2016

Uma homenagem ao criador da "escala quente"

Nesta sexta-feira, Wilbur L. Scoville (1865-1942), o pai da escala da picância das pimentas foi homenageado pelo Google com um doodle, lembrando o 151º aniversário do nascimento do premiado químico de Connecticut, EUA. O doodle , segundo Priscilla Navarette, de El País, nos faz lembrar daquele conselho dado aos turistas com paladares não treinados que se atrevem a experimentar a cozinha local de um país amante do picante: "Se te disserem que não arde, arde. Sempre arde".


A técnica desenvolvida por ele, em 1912, consiste em diluir a pimenta em água com açúcar até parar de arder; quanto mais diluição for necessária, mais potente é a pimenta. A escala de Scoville é chamada em inglês de SHU (Scoville Heat Units, ou Unidades de Calor de Scoville).
Um pimentão, por exemplo, tem 0 unidades; o tipo habanero, frequente na cozinha mexicana e um dos mais picantes, tem entre 100.000 e 350.000, apesar de haver tipos mais potentes. O Carolina Reaper, originário da Carolina do Sul, EUA, tem entre 1.150.000 e 2.220.000 SHU e é a pimenta mais picante de que se tem notícia.
Os perfumes também desempenharam um papel importante na carreira profissional deste cientista. Além de "A Arte dos Compostos" (1895), livro usado como referência farmacológica até a década de 1960, Scoville publicou um volume com centenas de fórmulas de perfumes e essências, intitulado "Extratos e Perfumes". As ilustrações do doodle são de autoria de Olivia Huynh.

EntreQuentes
Geleia de pimenta | A mais "quente' das pimentas | A pimenta Infinita | Foi infinita enquanto durou | Capsaicina | My way

Nenhum comentário: