26 janeiro, 2016

O nome da flor

Globularia alypum
Provavelmente, você já passou por alguma flor que lhe chamou a atenção mas da qual não sabia nada, nem o nome. Mas já existe (pelo menos em Portugal) um portal online que lhe indica que flor era aquela – basta responder a algumas perguntas sobre o número de pétalas, como estão unidas e qual a cor.
O portal chama-se Flora-On e é gerido pela Sociedade Portuguesa de Botânica, tendo sido lançado há três anos. O Flora-On sistematiza informações fotográficas e geográficas da flora portuguesa, contando com mais de 2.000 espécies catalogadas e cerca de 199 mil registos geográficos.
Qualquer pessoa pode submeter uma foto de uma planta e as coordenadas da sua localização para confirmar a que espécie ela pertence – com rigor da informação.
Além da identificação das espécies de flores, o site agrega os dados bioclimáticos relacionados com as plantas, como a distância à costa, a temperatura mínima e o índice de continentalidade. Entre os principais utilizadores do portal estão professores e estudantes dos ensinos secundário e superior das áreas ligadas à biologia.
No futuro, a Sociedade Portuguesa de Botânica pretende criar uma aplicação para dispositivos móveis, mas a prioridade será, por enquanto, melhorar o site.

Nenhum comentário: