11 janeiro, 2016

Os cães são os líderes do planeta

Se você vir duas formas de vida, a primeira fazendo cocô, e a segunda limpando o cocô da primeira, qual delas você arriscaria dizer que está no comando? — Jerry Seinfeld



Arriscar e arriscar-se
O verbo arriscar, quando usado pronominalmente, rege a preposição a? Ou seja, podemos considerar corretas as seguintes construções:
— «arriscamos, pois, dizer que este entendimento é consensual»;
— «arriscamo-nos, pois, a dizer que este entendimento é consensual»?
Sendo arriscar(-se) transitivo, na primeira frase o complemento direto é «dizer»; já na segunda frase o complemento direto é o pronome pessoal, razão por que se entende, depois, a necessidade da preposição. Estarei a fazer o raciocínio correto?
Professora Inês Cardoso, Ílhavo, Portugal
O verbo arriscar é transitivo direto e, na primeira frase, tem como complemento direto a expressão «dizer que este entendimento é consensual». O complemento direto inclui a oração subordinada completiva «que este entendimento é consensual».
Arriscar-se, com o sentido de «atrever-se», é um verbo pronominal, em que «se» é um pronome pessoal que faz parte integrante do verbo, pelo que não desempenha qualquer função sintática. O verbo rege a preposição «a», logo, «a dizer que este entendimento é consensual» é um complemento preposicionado, que inclui igualmente a oração subordinada completiva «que este entendimento é consensual».
Maria João Matos,  Ciberdúvidas

Nenhum comentário: