08 fevereiro, 2016

Do trocadilho ao "não confunda..."


O TROCADILHO, segundo Millôr
http://blogdopg.blogspot.com.br/2015/11/o-trocadilho-segundo-millor.html
Não tenho preconceito contra trocadilhos. Aliás, considero-os uma das fórmulas consagradas para se fazer humor. Nem Cristo os dispensou: "Pedro, tu és pedra etc e tal". In: Unidos pelo trocadilho
Paulo Gurgel, no Portal Luís Nassif 

Comentários
Não tem nada mais infame que o trocadilho. Quando a Veterana Caldense perdia, o pessoal de Poços falava na "decaldense" do time.
Lembrem-se daquela série: não confunda....
Crepúsculos dos Deuses com....
Se lembrarem de outras, mandem bala.
Luis Nassif

Da série NÃO CONFUNDA
http://blogdopg.blogspot.com.br/2014/05/nao-confunda.html
Paulo Gurgel

Recentemente, surgiram os trocadilhos verbivocovisuais, como diriam os poetas concretos. Aliás, o trocadilho pode ser "infame", ou "a forma mais baixa de humor" (discordo), mas é a base da poesia: a semelhança sonora entre palavras diferentes, a paranomásia (o nome chique de trocadilho). Seguem exemplos dos trocadilhos verbivocovisuais.
Jair Fonseca

Ótimos, Jair Fonseca!
Aqui no GGN já mostraram as peripécias que fazem os poetas em busca das rimas. Acho o Chico (opa! achuchico...) e Caetano geniais neste aspecto. Por exemplo, em "Os Saltimbancos", Chico põe muitas "vozes" de bichos apenas pela junção de palavras do tipo "o bicho chia", dentre outras. E tem o famoso "Cálice", criado na expectativa de que fosse afastado o "cale-se!", tão comum para ele naqueles tempos da ditadura. Ficou bonito e surpreendente.
Caetano dispara com "a vida é oca como a touca de um bebê sem cabeça. E eu ri à bessa. E ele: como a toca de uma raposa bêbada. E eu disse chega da sua conversa..."
Comentei certa vez como era difícil rimar a palavra mãe, e na conversa estava junto uma menininha de 7 anos, que pensou um pouco e respondeu: "champanhe", o que me pegou de surpresa. Então, me explicaram que ela gostava muito do biscoito champanhe da Bauducco.
Antonio Francisco

Oi, Antonio,
Realmente Chico e Caetano são os rimadores mais criativos da canção brasileira.
E lembro que essa rima sofisticada da menininha também foi usada (em "Meu bem, meu mal") pelo Caetano: "meu mar e minha mãe / meu medo e meu champanhe".
Jair Fonseca

Hoje li na Super Notícias, MG, uma (suposta, kkk) marca de bebida energética pro Carnaval:
Power Guido.
Antonio Francisco

Jesus não criou o primeiro trocadilho.
O significado é este: Jesus havia trocado o nome de Simão por Pedro, que significa: pedrinha, pedra pequena, minuscula. Cristo é a Rocha e uma pedrinha não sobreviveria sem ela (a Rocha) se não estiver encrustada, por isso o texto "Tu és Pedro, sobre esta pedra (Rocha) edificarei a minha igreja". Pedro era uma pedra pequena, porém bruta que precisa ser lápida. Ora, as areias em sua essencia de tamanha também são pequeninas e minusculas pedras, e o ser humano é constituído de elementos da terra (pó) em quase 90% (sic) e o resto é água. Daí o nome de Adão que significa terroso. A pedra (Rocha) significa alicerce, proteção - o próprio Cristo. Uma casa feita sobre a rocha dura mais do que na areia.
Cesar Saldanha

Deixa eu adivinhar:
Você é a alegria das festas, né?
Zé das Couves

Todos


Nenhum comentário: