13 março, 2016

A customização do gênero

O conceito de gênero está se ampliando – aos poucos, novas classificações vão sendo adotadas, dando espaço para definições que vão muito além do feminino e masculino.
O AfroReggae, que luta pela equidade de gêneros por meio do projeto Além do Arco-Íris, se uniu à Artplan para uma nova iniciativa, o "Dicionário de Gêneros".
Idealizada pela agência de publicidade, o projeto conta com um site colaborativo, que aborda e descreve os gêneros. A proposta é desmistificar, sem delimitações nem recriminações, grupos que estão excluídos dos dicionários da língua portuguesa – e, portanto, não contam com um reconhecimento "oficial".
O "Dicionário de Gêneros" traz à tona o momento que estamos vivendo. No Facebook dos EUA, por exemplo, já foram liberados mais de 56 possibilidades de gênero (andrógeno, "trans", "cisgênero", "bigênero", "agênero" etc.). No Brasil, são 17.

Um comentário:

Paulo Gurgel disse...

Recebi do leitor jaime esta mensagem:
"Sou fã de carteirinha de seu muito bem-humorado blog. Como sugestão, dê uma olhadinha nestas doideiras... o primeiro mostra técnicas científicas para enganar e provar solenemente o próximo; o segundo, só vendo mesmo, como se auto-define, "COISAS MALUCAS E MARAVILHOSAS"...
http://tylervigen.com/spurious-correlations
http://www.darkroastedblend.com/
Resposta:
Olá, Jaime.
Obrigado pelo incentivo e pelas sugestões.
O "Correlações espúrias" já foi tema de uma postagem no blog EM:
Ir para:
http://blogdopg.blogspot.com.br/2014/08/correlacoes-espurias.html
Quanto ao segundo site, que também parece interessante, fico de analisar a possibilidade de comentar alguma matéria nele existente.
Um abraço.
Paulo Gurgel