09 março, 2016

As bituqueiras de Floripa

Em parceria com a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) a empresa Eco Prática está instalando em Florianópolis 276 bituqueiras. O equipamento, que tem o objetivo de coletar os resíduos do cigarro, está sendo disponibilizado no centro e nas praias da Capital. O convênio, assinado no final de janeiro, prevê que o projeto "Floripa sem Bituca – Apague seu rastro na natureza" seja executado durante a temporada de verão. Se aprovado, deverá dar origem a um processo licitatório para garantir a continuidade do serviço.
O convênio atenderá inicialmente a área central de Florianópolis com 190 bituqueiras e 81 espalhadas pelas praias da Joaquina, Barra da Lagoa, Canasvieiras, Praia Mole, Ingleses, Lagoa da Conceição, Jurerê Internacional e Praia do Forte. Outras cinco serão instaladas no Open Shopping de Jurerê Internacional.
Para o diretor presidente da Comcap, Antônio Marius Bagnatti, a bituca de cigarro (bagana) tem se tornado um grande problema de limpeza pública. "Primeiro, porque dá trabalho. As nossas margaridas que varrem as ruas tem de ir com a pazinha e a vassoura, bituca por bituca, para retirá-las da rua. Segundo, por ser um problema ambiental. Essas bitucas, quando não são deixadas em cinzeiros (porque é proibido fumar em locais fechados), são atiradas no chão, em vasos de plantas, ou, o que é pior, nas áreas de drenagem, obstruindo as tubulações e causando inundações urbanas".
Aqui, o texto da lei municipal nº 8.900, de 27 de março de 2012, que estabelece a instalação de bituqueiras no âmbito do município de Florianópolis.

O ideal seria não fumar. Mas...

Nenhum comentário: