28 março, 2016

Até os ossos

"Hasta los huesos" ("Até os ossos") é um curta-metragem de animação mexicano, premiadíssimo. Escrito e dirigido por René Castillo, o filme é claramente inspirado na tradição mexicana do Dia dos Mortos.



Sinopse
"Hasta los huesos" começa com o enterro de um homem recentemente falecido. Os agentes funerários carregam seu caixão, enquanto sua viúva chora desesperadamente. Depois que o caixão foi enterrado, o homem de repente acorda, apesar de que ele não está realmente vivo. Então, uma passagem para um mundo subterrâneo se abre sob o caixão, e ele cai em um lugar muito estranho. Quando ele se levanta, ele percebe que está em algum tipo de bar boêmio, onde todo mundo é esqueleto, e parece que uma festa acaba de começar. Confuso, o homem entra no bar, incomodado por um "verme" que a todo tempo insiste em mordê-lo. Nisso, uma bebida é servida para ele, e uma mulher começa a cantar, Morta, ela está ali para fazê-lo compreender que estar morto não é tão ruim (aceita que dói menos). O grifo é meu.

Castillo usa um leve tom de comédia para lidar com esse assunto melancólico e consegue criar uma fábula agridoce, que culmina com a apresentação da tradicional "La Llorona" pela banda de rock mexicana "Café Tacuba". Em seus 12 minutos de duração, a trama se desenrola sem diálogos (exceto a letra da canção),

Slideshow PAPEL PICADO

Nenhum comentário: