10 março, 2016

Monitorando o vivário de uma salamandra

Jonathan Webb, da BBC News
Em uma caverna visitada por um milhão de turistas todos os anos, um anfíbio pouco estudado colocou ovos que estão causando grande expectativa.
Acredita-se que o Proteus anguinus, o proteus, uma salamandra cega encontrado em rios de cavernas nos Bálcãs, viva por mais de cem anos, mas se reproduza apenas um ou duas vezes por década.
Uma fêmea em um aquário da caverna Postojna, na Eslovênia, colocou entre 50 e 60 ovos - e três estão mostrando sinais de crescimento. Mas ninguém sabe quantos filhotes sairão dos ovos nem o tempo que isso irá levar.
Precauções foram tomadas. Todos os animais, exceto a mãe, foram removidos e o vivário está protegido da luz. Oxigênio extra está sendo adicionado de forma artificial.
Uma câmera infravermelha transmite imagens a uma tela próxima para que a equipe da caverna, assim como os turistas, todos possam ver o que acontece.


N. do E.
O proteus é uma espécie de ícone na Eslovênia, onde aparecia em moedas antes da chegada do euro. Há centenas de anos, quando enchentes expulsavam as criaturas para fora das cavernas, eram tidas como bebês de dragões. A primeira menção escrita a essa crença encontra-se na obra de Janez Vajkard Valvasor, "A Glória do Ducado de Carniola", de 1689. Na qual Janez fazia uma referência a um folclore em que ele próprio não acreditava.


Filhote de proteus, dragãozinho é...

Nenhum comentário: