31 março, 2016

O homem que soluçava

No início da década de 1980, havia um personagem obscuro dos desenhos animados chamado de Mr. Hiccup (Sr. Soluço). Um homem pequeno e verde, que usava uma gravata e um chapéu de feltro, o Sr. Soluço, que tinha uma "vida normal, um emprego normal, e uma casa normal," mas sofria de um problema "não tão normal": apesar de seus esforços sinceros, ao longo de 39 episódios, ele não conseguia parar de soluçar.


Não obstante o Sr. Soluço ser bem-humorado e alegre, a difícil situação desse personagem fictício é um problema muito real: os médicos estimam que, em um dado momento, cerca de 1.000 pessoas nos Estados Unidos estão a sofrer do intolerável inferno dos soluços crônicos.
Conhecido cientificamente como "flutter diafragmático sincrônico", os soluços são contrações espasmódicas involuntárias que ocorrem no diafragma, resultando em um rápido e sucessivo fechamento das cordas vocais. Normalmente desencadeados pelo aumento da pressão abdominal, os soluços são uma aflição que todos nós já enfrentamos em nossas vidas - mas, na grande maioria das vezes, eles vão embora, naturalmente, depois de uma ou duas horas.
Quando soluços duram mais do que alguns dias, eles são considerados "persistentes" e quando perduram além de um mês, crônicos. Não há cura medicamentosa para os crônicos.
Leia o artigo completo no Acta.

Uma solução à texana para soluços e Tratamento dos soluços

Nenhum comentário: