24 março, 2016

O segredo que os figos escondem

Debaixo da doçura de um figo há um ciclo de vida algo temível para quem aprecia esta fruta. Leia o artigo e descubra-o. Uma pista? Envolve vespas. Muitas vespas.


Não há forma simpática de escrever isto: sempre que alguém come um figo, está também a comer vespas. São insetos da família Agaonidae que polinizam as flores da figueira. Na verdade, cada uma das espécies de figueira vive em simbiose perfeita com uma espécie particular de vespa: o animal entra no fruto para deixar os ovos e depois acaba por transportar o pólen das plantas, permitindo a reprodução destas.
Voltando à terrível verdade: vale a pena repetir, sempre que alguém come um figo, está também a comer vespas. Como? O figo tem um buraco por natureza, na base, está a ver? . É muito estreito, mas as vespas esgueiram-se através dele para o interior da fruta. Depois de depositar os ovos, as vespas morrem e são absorvidas pela fruta. No seu interior, as pequenas vespas crescem. Os machos acasalam-se com as fêmeas e morrem em seguida. As fêmeas abandonam o figo, já fecundadas e cobertas do pólen da figueira.
É assim que, quando comemos uma destas frutas, acabamos por comer a fruta e umas quantas vespas mortas dentro dele.
Ciência, OBSERVADOR

Entenda a diferença
Fruto, fruta e pseudofruto

Bônus
Capineiro de meu pai!
Não me cortes os cabelos…
Minha mãe me penteou,
Minha madrasta me enterrou,
Pelo figo da figueira
Que o passarinho picou…
"A menina e o figo", Contos Populares Portugueses

Bônus do bônus

2 comentários:

Unknown disse...

Que nojo não vou comer mais figo. Só doce de figo verde.

Paulo Gurgel disse...

Comer os figos ainda verdes para passar a perna nas vespas?
Gostei da ideia, Zilda.