01 março, 2016

Polos de inacessibilidade

Grande parte da população do mundo vive perto da costa. Grande parte da vida marinha conhecida do mundo também vive perto da costa.


Um polo de inacessibilidade é definido como um lugar sobre a superfície da Terra cuja distância à linha de costa é localmente máxima. Como linha de costa deve entender-se a dos oceanos ou de mares ligados com o oceano aberto. Também por definição, um polo de inacessibilidade deve ser perfeitamente equidistante de três pontos sobre a linha de costa.
Fica na Eurásia, em 46° 16.8′ N 86° 40.2′ E, o polo continental de inacessibilidade. Ele está no Deserto de Dzoosoton Elisen, no noroeste da China, a 2.648 km do mar.
Já o polo oceânico de inacessibilidade, também chamado Ponto Nemo, fica em 48° 52.6' S 123° 23.6' O. Encontra-se no sul do Oceano Pacífico, a 2.688 km da Ilha Ducie, um atol desabitado que faz parte das Ilhas Pitcairn, este segundo polo que é o lugar oceânico mais afastado de qualquer tipo de terra firme.
Alguma vez você já quis estar tão longe de tudo que, literalmente, não poderia estar mais longe?

Serviço
Usando o Google Maps, o Wikimapia e o OpenStreetMap, não consegui encontrar hotéis e restaurantes locais. Aliás, não consegui encontrar nem esses lugares.

Nenhum comentário: