23 abril, 2016

♪Sofres porque queres♪

Tango (ou choro) composto pelo mestre Pixinguinha (Alfredo da Rocha Vianna Filho) inspirado em... uma briga de casal! A gravação original foi dele próprio, à flauta, em 1917, ainda no processo mecânico ou acústico, Em 12 de junho de 1946, foi feito na gravadora Victor outro registro da música, fazendo parte de uma série de discos do flautista Benedito Lacerda (coautor aqui por acordo comercial), em dueto com o sax do "velho mestre" e lançado em setembro seguinte com o nº 80-0442-B, matriz S-078544. Fonte: Samuel Machado Filho
Em 1949, Isaura Garcia gravou-o cantado:
http://www.kboing.com.br/isaura-garcia/1-1012699/
Aqui, "Sofres porque queres" na execução do regional cearense "Cordas Que Falam", em uma apresentação na Rádio Universitária FM:



A 23 de abril (data de nascimento de São Pixinguinha) comemora-se o Dia Nacional do Choro.

O que é sofrência
É um neologismo da língua portuguesa, formado a partir da junção das palavras "sofrimento" e "carência", que possui um significado similar ao da expressão popular "dor de cotovelo".
A "sofrência" pode ser entendida como um estado de espírito, quando alguém se sente desiludido e triste por causa de um amor não correspondido, uma decepção amorosa ou uma traição. É também o ato de sofrer continuamente, de uma maneira depressiva e lastimável.
A palavra ganhou notoriedade nacional graças ao cantor baiano Pablo, que pretende fazer de "sofrência" um gênero musical.
https://youtu.be/qaozmx_tc88
https://youtu.be/jOmfuS1LznU

Nenhum comentário: