06 abril, 2016

Zeus é fiel

"O preço da fidelidade é a eterna vigilância." Millôr

Zeus teve muitos amores e filhos. Muitas vezes, Zeus se relacionava com mortais gerando semideuses e heróis.
com Métis (Sabedoria) sua primeira esposa:
- Atena (deusa da sabedoria, da justiça, das batalhas, da vitória; nascida das têmporas de Zeus, depois que este engoliu Métis grávida, com medo de que a filha fosse mais poderosa que ele, mesmo assim, depois de algum tempo Atena nasceu).
com Têmis (Equidade, das leis):
- Horas
- Moiras
com Eurínome (Beleza e Alegria de Viver):
- Cárites
com Mnemósine (Domínio das Artes):
- As 9 Musas
com Leto (Dia e Noite) os gêmeos:
- Apolo (deus do Sol, da luz e dos oráculos e mânticos, também da música, da poesia e da profecia além de protetor das musas; um deus muito belo, que personificava o ideal grego de beleza masculina).
- Ártemis (deusa da Lua e da caça, da castidade, dos animais selvagens; permaneceu eternamente virgem).
com Deméter (deusa da Fecundidade):
- Perséfone (deusa relacionada à fecundidade da terra, esposa de Hades; passava quatro meses do ano com o marido causando o outono/inverno, pois sua mãe Deméter entrava de luto e a terra não produzia; no restante do ano, ela voltava ao Olimpo e ficava com mãe sua causando a primavera/verão).
com Hera (Hierogamia - o Grande Casamento):
- Hebe (Deusa da Juventude).
- Ilitia (Deusa do Parto).
- Ares (Deus da Guerra, das batalhas. Seu símbolo era o cão ou o abutre. Pai de Rômulo e Remo, fundadores de Roma).
- Hefesto (Deus dos Ferreiros, dos metais, da metalurgia, do fogo, criador das Tecnologias. Suas forjas depois de derrubado do Olimpo por Zeus foram colocadas no monte Etna, onde era auxiliado pelos Ciclopes).
com Maia (Conhecimento do Visível e do Invisível):
- Hermes (mensageiro dos deuses, deus do comércio; o seu símbolo era o caduceu - hoje alguns acham que é o símbolo da medicina, mas erroneamente, pois o símbolo da medicina é o cajado de Asclépio, que se difere principalmente no fato de ter apenas uma serpente, diferente do cetro de Hermes que possui duas), também era o protetor dos ladrões, viajantes e mercadores.
com a mortal Alcmena (Força e Destemor):
- Héracles (O Grande Herói), depois da sua morte foi divinizado, indo para o Olimpo onde se casou com a deusa Hebe (Juventude).
com a mortal Dânae (Inteligência e Poder):
- Perseu, o herói matador da medusa Górgona e libertador da princesa Andrômeda com quem se casou;ao morrer foi colocado nos céus entre as estrelas.
com a mortal Sêmele (Vinho e Alegria)
- Dionísio (Deus do vinho, das festas, da loucura, da embriaguez e das orgias. Era servido por mulheres, as Ménades, e pelos Sátiros, seus irmãos adotivos). As festas do mundo greco-romano aconteciam, geralmente, em sua homenagem. Seus símbolos são as uvas, as parreiras, o vinho e a pele de leopardo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Genealogia_dos_deuses_gregos

Ver também: 
O menino Zeus

Nenhum comentário: