06 maio, 2016

Sigmund Freud - 160º aniversário

Sigmund Freud nasceu há 160 anos, em Freiberg, na Áustria, a 6 de maio de 1856,  Ele foi médico neurologista e criador da Psicanálise, tratamento que conquistou um espaço de relevo na Psicologia e na Psiquiatria. O Pai da Psicanálise desenvolveu teorias que centram no papel da mente, no inconsciente humano e no modo como estes influenciam e determinam as ações do ser humano.

Esta efeméride está sendo aqui lembrada por meio da publicação de uma pequena seleção de seus pensamentos mais famosos:

"O homem é dono do que cala e escravo do que fala."

"Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro."

"Estar apaixonado é estar mais próximo da insanidade do que da razão."

"Existem duas maneiras de ser feliz nesta vida, uma é fazer-se de idiota e a outra sê-lo."

"Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste."

"Nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos."

"Cada pessoa é um abismo. Dá vertigem olhar dentro delas."

"Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio."

"Só a experiência própria é capaz de tornar sábio o ser humano."

"Aonde quer que eu vá, eu descubro que um poeta esteve lá antes de mim."

"De erro em erro, vai-se descobrindo toda a verdade."

"O estado proíbe ao indivíduo a prática de atos infratores, não porque deseje aboli-los, mas sim porque quer monopolizá-los."

"Às vezes, um pepino é somente um pepino."

"Um homem que está livre da religião tem uma oportunidade melhor de viver uma vida mais normal e completa."

"A humanidade progride. Hoje queimam meus livros, séculos atrás teriam queimado a mim."

“Onde abundam as dores brotam os licores.”

"Nunca fui capaz de responder à grande pergunta: o que uma mulher quer?"

Nenhum comentário: