20 junho, 2016

As Certinhas do Lalau

Sérgio Porto (Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 1923 — 30 de setembro de 1968) foi um cronista, escritor, radialista e compositor brasileiro. Era mais conhecido por seu pseudônimo Stanislaw Ponte Preta.
Ele foi também o criador e produtor do concurso de beleza As Certinhas do Lalau, onde figuravam vedetes de primeira grandeza, como Anilza Leoni, Diana Morel, Rose Rondelli, Maria Pompeo, Irma Alvarez e muitas outras. Foram quinze edições do concurso,
As Certinhas eram escolhidas exclusivamente por Stanislaw Ponte Preta (que brincava alegando ser uma difícil incumbência).
Em 1978, dez anos depois da morte de Stanislaw Ponte Preta, a Rede Globo fez uma uma homenagem a ele no programa chamado Brasil 78. Recriou-se, assim, a mesma atmosfera dos dez nomes de mulheres mais desejadas.
Maga, o escritor e roteirista de rádio e televisão Magalhães Jr., possui uma página na internet, As Certinhas do Lalau (dica do colaborador Jaime Nogueira), em cuja apresentação o escritor diz:
"A proposta é relembrar, para os mais antigos, e de apresentar, aos mais novos, uma criação do genial Stanislaw Ponte Preta, que alvoroçava o meio artístico em sua coluna de jornal elegendo as Certinhas, as mais belas artistas que se destacavam pela beleza e talento.
Com seu tradicional bom humor, irreverência e uma incrível disposição para admirar e exaltar as mulheres, Stanislaw, ao final de cada ano, de 1953 a 1967, divulgou em suas colunas de jornal e revista a lista dos dez nomes – entre vedetes, atrizes e cantoras – que, segundo sua opinião, mais haviam se destacado.
Depois de algum tempo, a coluna já não era apenas mais um ato de irreverência do autor e sim um ponto de referência feminina no mundo artístico. Ser uma Certinha do Lalau passou a ser sinônimo de estrela e de bons cachês e contratos como consequência.
Tanto é verdade que muitas atrizes e vedetes – mesmo sem nunca terem figurado na famosa lista – tiveram, anos mais tarde, seu nome ali incluído. Muitas o fizeram em entrevista; outras, por obra de seus historiadores e biógrafos.
Assim, pela primeira vez, são apresentadas as 15 listas da Certinhas do Lalau, cada uma com dez nomes. Alguns aparecem repetidos várias vezes, como o das atrizes Carmem Verônica e Iris Bruzzi. Outros surgem uma única vez. Mas isso pouco importa. Uma vez Certinha, sempre Certinha."


Lalau e a certíssima Carmen Verônica
Em seu Tratado Mulherologia (uma doutrina, uma diversão), Sérgio Porto definiu a ciência:
"… direi que é arte de admirar a mulher, respeitando-a sempre, procurando exaltá-la sem exitar, isto é, sem hesitação exaltar seu êxito. Acima de tudo, o mulherólogo deve sentir-se um conquistado e não um conquistador. Pobre do cretino que sai espalhando o que fez com uma mulher, vangloriando-se de uma glória que não é sua…"

Febeapá | A quem tiro meu boné | Vanja vai, Vanja vem | O FEBEAPÁ de Stanislaw

2 comentários:

Sergio Costa disse...

*
Olá amigo.
Sou também das antigas, carioca mas filho de cearenses, meu pai de Maranguape - Chico Anísio era parente nosso - e minha mãe de Fortaleza, fanzoca desse tema CERTINHAS, e também das vedetes.
Você falou em LISTA. Onde está essa Lista ? Tenho aqui em meus arquivos, uma Lista baixada não sei de onde, com uma Lista, cujos nomes nela constantes não bate com o meu conhecimento.
Queria saber dessa sua e cotejar com o que sei para fazermos uma lista final.
Que tal ?
Pode me responder para meu Email spcostaster@gmail.com ou meu Whatsapp 21 99976 5037
Abraços
Sergio
**
Abraços
Sergio

Paulo Gurgel disse...

1957: Enfim, as Certinhas do Lalau
As edições de 1953 a 1956 foram chamadas por Stanislaw Ponte Preta de a seleção das Dez Mais bem despidas do Brasil. Porém, apesar do sucesso da lista, o termo “bem despida” era considerado atrevido e ousado demais para a época. Muitas mães, namorados e afins, das eleitas não se sentiam confortáveis com o título. Era, portanto, preciso substituí-lo.
Segundo o próprio Stanislaw, foi um comentário de seu próprio pai que lhe fez surgir a ideia. O pai de Stanislaw, ao ver passar uma moça pela calçada da praia, teria dito: “Mas, olha só, ela é toda certinha!” O termo “certinha” caiu como uma luva para identificar as eleitas da lista. Surgia, assim, em 1957, a primeira lista das 10 Certinhas do Lalau, que foi veiculada pelo jornal ÚLtima Hora, na edição do dia 31/12/1957.
1967, última lista de Certinhas
O ano de 1967 marcaria a edição da 15ª lista das Certinhas do Lalau. Também seria a última, pois Stanislaw Ponte Preta, o Sérgio Porto, viria a falecer em Outubro de 1968. A publicação da lista sairia na edição do jornal Última Hora de 27/12/1967.
Em 1978, dez anos depois da morte de Stanislaw Ponte Preta, a Rede Globo fez uma uma homenagem ao criador das Certinhas no programa chamado Brasil 78. Recriou-se, assim, a mesma atmosfera dos dez nomes de mulheres mais desejadas.
Fonte: AS CERTINHAS DO LALAU, do blog de Magalhães Jr., ou simplesmente o Maga.
http://baudomaga.com.br/certinhas/2014/10/06/1978-homenagem-as-certinhas/