01 julho, 2016

O impacto de Impact


Se você passa muito tempo na internet, você já deve ter vistos muitos memes como o que é mostrado acima: a imagem, as letras brancas com o contorno preto e a mesma fonte exata.
A fonte em questão é a Impact, que não foi criada na era digital, muito menos por quem tivesse os memes em mente. A Impact foi criada por Geoffrey Lee em 1965, e mais tarde vendida para a Stephenson Blake. Desde o início, essa fonte foi valorizada por sua legibilidade, o que determinaria seu sucesso atual.
A Stephenson acabou repassando a fonte para a Monotype, que, por sua vez, licenciou-a para a Microsoft. Em 1996, a Microsoft lançou um pacote de fontes-padrão para a internet – e lá estava ela. Em seguida, foi incluída no Windows 98, enquanto algumas fontes que poderiam competir com ela não o foram. Entre concorrentes como Arial Black e Comics Sans, a Impact venceu pelo seu já descrito atributo – a legibilidade, especialmente ao ser considerado o posicionamento sobre imagens.
Então, quando já estava presente em milhões de computadores e era amplamente conhecida na web, os sites para gerar memes entraram em cena, utilizando-se quase exclusivamente dela.
Para o site Vox, hoje, "a fonte dos memes se tornou ela própria um meme". Você olha um meme e espera que ele seja de determinado jeito – o que inclui a fonte usada.

Fonte: Débora Schach, Blue Bus

Nenhum comentário: