08 agosto, 2016

A aranha no relógio

Em 1932, Louise Thompson notou que uma pequena aranha tinha entrado em seu relógio despertador. Isso não era algo assim tão surpreendente, mas logo ela notou que a aranha estava tentando tecer uma teia entre o ponteiro das horas e o ponteiro dos minutos, o que seria uma tarefa praticamente impossível, porque eles se mexiam rasgando a teia.
Mas a aranha persistiu em seu ofício.
Louise e seu marido ficaram atentos nos dias seguintes, pensando que a aranha acabaria por desistir, mas ela não desistiu.
A notícia se espalhou, a mídia se interessou pelo assunto, e a próxima coisa que aconteceu, você sabe, foi a aranha virar uma celebridade. O relógio foi levado com a aranha para a Universidade de Akron para estudo.


Pessoas de todo o mundo passaram a acompanhar a saga da pequena aranha, e John A. Twamley, de Rochester, Nova Iorque, escreveu um poema em sua homenagem.
Algumas pessoas, no entanto, ficaram horrorizados com todo aquele espetáculo. Em particular, os membros da Akron Humane Society que deploraram a prisão do aracnídeo (no caso, uma auto-prisão). Eles queriam que a aranha fosse logo libertada. Mas alguns cientistas foram contrários. Diziam que, fora do relógio, a aranha iria sucumbir no frio do inverno.
Lembrem-se que tudo isso aconteceu em 1932, no auge da Grande Depressão, e o apelo popular exercido pela aranha torna-se fácil de entender. Os tempos eram difíceis, e a aranha oferecia uma lição de perseverança diante dos contratempos.

The spider that waged a battle against a clock, por Alex Boese. In: About Entertainment

Nenhum comentário: