21 setembro, 2016

A maior pirâmide do mundo

Você sabe onde se encontra a maior pirâmide do mundo?
A maioria vai responder que é a Grande Pirâmide de Gizé no Egito, mas isso não é verdade. Esse título vai para a Grande Pirâmide de Cholula.
A Pirâmide de Cholula (foto), no México, é um antigo templo asteca na cidade de Puebla, que tem uma base cerca de quatro vezes maior do que a de Gizé e um volume quase duas vezes maior.
Essa gigantesca estrutura esteve por muito tempo ignorada, por estar oculta sob uma vegetação que fazia com que ela fosse confundida com uma montanha natural.
A história relata que, quando o explorador espanhol Hernán Cortez chegou a Cholula, a pirâmide já estava inteiramente coberta pela vegetação, e ele, considerando estar diante de uma montanha, involuntariamente mandou construir uma igreja bem no topo.
De acordo com a BBC, a Pirâmide de Cholula não é só a maior pirâmide do mundo. Mas é também o maior monumento já construído na Terra.
Conhecida como Tlachihualtepetl, que significa "montanha feita pelo homem", acredita-se que esta pirâmide tenha sido construída por volta de 300 a.C..
A Grande Pirâmide de Cholula foi descoberta em 1910, quando trabalhadores estavam construindo um asilo de loucos nas proximidades. Os arqueólogos fazem esforços para escavar totalmente a pirâmide. Mais de oito quilômetros de túneis já foram cavados no interior da estrutura.
(matéria enviada por Jaime Nogueira)


Nenhum comentário: