12 outubro, 2016

Colombo e o cristianismo: você sabia?

Contrariando a lenda, Colombo não navegou para provar que a Terra era redonda. Os europeus mais instruídos e os marinheiros já sabiam disso.
Colombo estimou o tamanho do Oceano Atlântico a partir de sua leitura da Bíblia. Ele leu no segundo livro de Esdras (no Apocrypha) que Deus criou o mundo em sete partes, seis deles de terra seca e o sétimo de água. Assim, ele calculou que o oceano que separa Portugal do Cipangu (Japão) seria um sétimo da circunferência da Terra, isto é, cerca de 2.400 milhas. E imaginou que, se navegasse umas 100 milhas por dia, ele poderia alcançar as Índias em cerca de 30 dias.
Durante as viagens de Colombo, as tripulações dos navios observavam ritos religiosos. Toda vez que a ampulheta marcava meia hora (seu principal meio de medir o tempo), eles gritaram: "Bendita seja a hora do nascimento do Nosso Salvador / abençoada seja a Virgem Maria que lhe deu à luz / E bendito seja João que o batizou." Ao fim de cada dia, eles cantavam as vésperas juntos (embora supostamente eles cantavam desafinados).
Somente em sua terceira viagem Colombo realmente desembarcou na América Continental. Vendo quatro rios que corriam na terra, ele acreditou que tivesse encontrado o Jardim do Éden. À data da sua morte, em 1506, Colombo estava ainda convencido que as suas expedições tinham sido realizadas ao longo da costa oriental da Ásia.
Católicos irlandeses e franceses argumentaram que Colombo, que "trouxe a fé cristã à metade do mundo", deveria ser nomeado santo.Embora o movimento tivesse a aprovação do Papa Pio IX (pontificado: 1846-1878), Colombo nunca foi canonizado, porque ele teve um filho ilegítimo, e não havia nenhuma prova de que ele tinha realizado um milagre.

Colombo e o cristianismo: você sabia?, por Thomas S. Gilles, CHI magazine
(continua)

12/10/1942 - Descobrimento da América |  Doze de Outubro |  O Ovo de Colombo |  A descoberta da América pelos russos

Nenhum comentário: