26 outubro, 2016

Uma nuvem estelar de álcool

Espreitando-nos entre as estrelas, no vazio frio e escuro, há uma enorme nuvem de álcool. Sim, álcool etílico, o mesmo que é por nós utilizado para aromatizar alguns momentos de nossas vidas. Falamos de uma nuvem centenas de vezes maior do que o diâmetro do nosso sistema solar.
A nuvem fica a cerca de 390 anos-luz do centro da nossa Via Látea. Passando por Sagittarius B2, certo?
É tão grande que mede mais de 460 bilhões de quilômetros. Só para comparar: o sistema solar, medido de ponta a ponta, tem cerca de 3 bilhões de quilômetros.


Mas o álcool não está flutuando por aí sozinho. O álcool etílico desta enorme nuvem, como é mostrado por análise, está misturado com álcool metílico, muito tóxico. E o álcool, nesta apresentação, tem o sabor de framboesa. Assim, podemos dizer, sem sombra de dúvida, que o centro de nossa galáxia sabe a framboesa.
O álcool é uma molécula orgânica. Assim como as moléculas que são tipicamente utilizadas por seres vivos. Isso significa que está relacionado à vida. O álcool, por exemplo, pode ser metabolizado, utilizado para tornar-se açúcares essenciais, que fornecem energia ou constroem componentes celulares
Mas não se enganem: ao falarmos que são moléculas orgânicas, isto não significa dizer que as moléculas dessa nuvem apresentem uma origem "orgânica". Não foram lá deixadas por convivas intergalácticos, portanto.
Sua origem está associada à evolução estelar. E a compreensão de como o álcool é formado nos permitirá obter novas hipóteses sobre o surgimento da vida.

Una nube de alcohol más grande que el sistema solar, Hipertextual

Ver também:
(B)ar alcoólico

Nenhum comentário: