12 novembro, 2016

A lista dos Aliens favoritos de Neil

O astrofísico e comunicador de ciência Neil deGrasse Tyson divulgou este ano a lista de seus aliens favoritos nos filmes de ficção científica. Alguns foram escolhidos por seu realismo, outros por suas interações com a humanidade, e mais outros por sua desumanidade total.


1. 2001: Uma Odisseia no Espaço (A Space Odyssey, 1968)
... Em que os próprios aliens não são mostrados. Eles não compartilham de nossas sequências de DNA e provavelmente não têm DNA, sendo inútil imaginar com o que seriam semelhantes. Exceto para dar testemunho de que sua formidável inteligência é humilhante.
2. Contato (Contact, 1997)
... Em que os próprios aliens não são mostrados. Mas deve-se respeitar o seu poder de se comunicar -via memória - aquilo que nos é familiar.
3. Os Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatcher, 1956)
... Em que os próprios aliens não são mostrados. É claro que esses Aliens ocuparam nossos corpos, o que pode ser mais aterrorizante do que simplesmente vê-los.
4. A Bolha Assassina (The Blob, 1958)
Um alien sem o DNA característico da vida na Terra deve ser mais diferente do que quaisquer duas vidas na Terra o são entre si. Eis o que Blob é.
5. O Dia em que a Terra Parou (The Day the Earth Stood Still, 2008)
Mais uma vez, você não vê os aliens - que ocupam forma humana. Mas a sequência de parto e aqueles gafanhotos famintos, traquinas e auto-replicantes são de gênio.
6. Guerra dos Mundos (The War of Worlds, 2005)
Que diabos são essas coisas? O que eles estão fazendo com a nossa civilização? e porque eles estão nos esfolando? Apenas as perguntas com que devemos nos preocupar em nosso primeiro encontro com alienígenas.
7. Independence Day (Independence Day, 1996)
Eu sempre quis fazer o que Will Smith faz neste filme- perfurar um demônio alienígena no rosto e dizer "Bem-vindo à Terra." Essas criaturas não parecem com nada da Terra e possuem uma tecnologia incrível.
8. Alien, o 8º Passageiro (Alien, 1979)
Tem que amar Aliens feios - com dentes. Mais uma vez, aterrorizante - não porque pareçam com aterrorizante animais da Terra, mas porque eles não parecem com nada que já vimos na Terra.
9. Guerra nas Estrelas (Star Wars): Episódio IV (1977) e Episódio VII (2015)
Se seus aliens andam e falam, e têm cabeças e braços, e podem tocar instrumentos musicais, em seguida, o jardim zoológico de criaturas nestes dois filmes ganha o concurso da criatividade.
10. O Predador (Predator, 1987)
Qualquer coisa que caça seres humanos melhor do que os seres humanos caçam em "Sobrevivendo ao Jogo" é singularmente apavorante. Apesar de ser apenas um ator em um terno de borracha, suas táticas, métodos e ferramentas são totalmente estranhos para nós. Foi a partir deste filme que descolamos a sabedoria das eras: "se ele sangra, podemos matá-lo." E não temos dúvida de que todos concordamos com a avaliação de Arnold: o alien é "um filho da puta feio!",
Menção Honrosa. O Enigma de Andrômeda (The Andromeda Strain,1971)
Talvez devesse estar entre os dez primeiros, mas então eu teria que tirar um que já está aqui. Uma forma de vida microscópica cristalina sem moléculas orgânicas. Não é possível imaginar algo mais estranho do que isso.
https://li.st/l/daae32b4-0c46-4d95-aceb-4db826a5df94
N. do E.
Inicialmente, eu pensei que era uma condição sine qua non o alien não aparecer no filme para Neil gostar dele. Depois, fui vendo que Neil era eclético.

Nenhum comentário: